website
statistics

Marketing Mobile é o futuro e ele já chegou

Marketing Mobile é o futuro e ele já chegou

 

Os dois dias do “Happy Mobile Days” deram a certeza de que tecnologia inovadora, útil e impressionante, não são práticas futuristas, mas do presente. Acionar um alarme de perigo por uma pulseira, uma sirene que dispara cada vez que seu time de hóquei faz um gol, saber quantos ovos têm em sua geladeira por meio de seu celular e muitas outras opções que só víamos em filmes de ficção futurista já são possíveis com a era da “Internet das Coisas” associada ao marketing mobile.

 

Promovido pela Mobile Marketing Association – MMA, entre os dias 23 e 24 de setembro, no Centro Brasileiro Britânico, na cidade de São Paulo, o evento trouxe como palestrantes empreendedores e profissionais da área digital e marketing mobile que contaram sobre suas experiências, perspectivas sobre o mercado, principais tendências, cases de sucesso, aprendizados e desafios que a indústria enfrenta.

 

A tecnologia do momento, conhecida como iBeacon também foi um dos assuntos abordados durante o Fórum. Nunca ouviu falar? Não tem problema, a gente explica! A discreta ferramenta, que pode ser grudada em qualquer lugar, permite identificar pessoas que estejam com seu Bluetooth ligado, num raio de distância pré-determinado, e que tenham baixado e acessado o aplicativo do evento pelo menos uma vez. Toda vez que uma pessoa se aproxima do iBeacon nessas condições, ela recebe automaticamente uma propaganda em seu celular sobre o evento/marca, ou ainda um “seja bem-vindo!”, como aconteceu no Happy Mobile Days. Pois é! Marketing mobile é o futuro e ele já chegou!

 

Uma unanimidade entre os palestrantes é a importância do marketing mobile tanto para seus negócios como para todas as empresas que desejam conquistar e se comunicar de forma certeira com seu público alvo. Todos contaram como foram influenciados, por conta do avanço tecnológico, a investirem em peso nessa área que hoje já é forte no Brasil, e tende a crescer cada vez mais.

 

Um dos destaques foi o executivo Vikas Gupta, diretor de marketing da Factual, empresa especializada em location, que veio dos Estados Unidos ao Brasil apenas para participar do evento. Nosso blog aproveitou a oportunidade para questionar Gupta sobre a importância da geolocalização para o marketing mobile e seus negócios. Ele afirmou que é uma tecnologia essencial para ajudar a estabelecer um relacionamento entre marca e consumidor. Permite identificar o perfil dele e o que deseja encontrar. Além disso, a geolocalização também permite “targetear” o consumidor. O que quer dizer que ela não apenas rastreia, mas “acerta” o consumidor alvo, por meio da latitude e longitude em que ele se encontra e, além disso, a marca ainda pode “retargetear” o consumidor mandando um novo anúncio depois de algum tempo do primeiro contato. “Mas, cuidado! Retargetear não é Stalkear!”, alerta Andrea Orsolon, Country Manager da Adsmovil.

 

James Lamberti, vice-presidente e diretor geral da Adtruth, ressaltou a importância do mobile marketing para a sociedade tecnológica atual, mas também frisou a importância da privacidade do consumidor diante dessas estratégias de identificar o perfil de quem compra essas publicidades.

 

O CEO da Adsmovil, Alberto Pardo, resume. “A indústria mobile está mais focada no contexto de localização. Agora o conceito é onde você está e não quem você é”.

 

Com todo o avanço tecnológico, o crescimento astronômico da “internet das coisas” e a explosão do marketing mobile, a grande pergunta após o “Happy Mobile Days” é: “E a sua empresa, está preparada para isso?”. E a sua está?

 

Vikas Gupta

Vikas Gupta: “Não quero saber quem você é, mas sim onde você está”.

 

James Lamberti

James Lamberti: “A tecnologia existe para ajudar a todos a fazerem um trabalho melhor”.

Fotos: Clarissa Di Ciommo 

Contáctanos

Escríbenos para conocer más sobre nuestra oferta de servicios.

Not readable? Change text. captcha txt